terça-feira, 31 de maio de 2016

Ainda de mão quente!

Depois de um domingo em cheio, o corpo pede descanso e o material está a secar. Mas quando as previsões indicam uma boa abertura.... O que fazer?

Qualquer um com 2 palmos de testa e juízo pensaria "ah, fui ontem e já me chega, tenho é que descansar", mas conheço pelo menos 3 que não pensam assim, e ainda bem! O João deu o alerta, eu e o Grigas confirmamos presença, mais uma investida estava em marcha!

A maré estava ideal, o vento quase não se fazia sentir e um spot com um mar de luxo - uma noite quase perfeita para pescar.
Começamos os arremessos das amostras e não demorou muito a perceber que tínhamos um "problema" pela frente, areia. Mas conseguimos dar a volta....

Com vinis nem valia a pena pescar, com amostras tudo que fosse abaixo dos 50cm era um martírio pois só se sentia os cabeços de areia. A solução passou por pescar pequeno e de cana ora a meio, ora ao alto.

Estávamos em amena cavaqueira quando ferro o primeiro peixe, muito batalhador e a puxar-me alguma linha, mas com pancadas diferentes do habitual. Desconfiei que estivesse ferrado pelas costas/lombo...

O Grigas ajudou-me na cobrança do peixe e num instante estávamos os dois radiantes, um belo robalo nas mãos! Dei sinal ao João da captura, porque estava numa outra ponta afastada e rapidamente tratamos de registar o momento :)
Bom robalo!
"Huuummm.... :)" 
Bonito robalo de 1,3kg
O desgraçado do robalo veio ferrado pela fateixa da cauda na boca e a do meio no lombo. Pelo meio da luta, deve ter feito alavanca na fateixa e abriu-a... E eu não sou de forçar o peixe, trabalho-os sempre com calma e paciência! Poderia ter tido outro desfecho esta brincadeira....
Fateixa aberta.... Not good!
Fateixa no sitio graças ao alicate e continuamos a nossa pescaria com outro ânimo e passado um bom bocado temos novamente a companhia do João, que reclamou comigo (para variar) que isto assim não pode ser :)
Foi espreitar outra ponta do pesqueiro e fiquei novamente na companhia do Grigas.
Calhou-lhe a ele o peixe seguinte, um robalote nervoso que teria uns 35/37cm e deu alguma luta para desferrar as fateixas e libertar.
Mas não se safou de antes ir para o registo fotográfico!
Robalote do Grigas
Um pouco manchada a pintura...
Eu ia rodando as amostras conforme a maré, até sentir a amostra a trabalhar ou seja, não bater tanto na areia. Uma recolha lenta, controlada e quando sentia bater na areia, uma pausa de 1 ou 2segundos e cana ao alto bastavam para fazer mais uns metros sem sentir areia.

Assim foi a pescaria até que ferro mais um peixe! Desta vez e para tirar algumas teimas, tratei de o trabalhar ainda com mais calma e sem nenhum aperto, mas sempre controlado, não vá a coisa correr mal...
Peixe controlado, aproveito a onda, dou a dica ao Grigas que na próxima onda ele está pronto para ser recolhido e... Já está!!

Mais um bom robalo, numa noite de pesca improvável mas bem produtiva!
Curiosamente, este tinha a boca defeituosa... Certamente já tinha sido capturado por algum anzol!
E mais um robalo, mais um sorriso!
Há dúvidas?
Este acusou 1,4kg
Dei novamente sinal ao João e passado um bocado estávamos os 3 a ocupar a mesma pedra, a tentar a nossa sorte.
Mas a noite estava feita, a maré já dava sinais de querer subir para a nossa pedra e demos por terminada a pescaria.

Foi um bom treino de adaptação ao terreno para o Grigas e um pequeno mas importante avanço para o nosso "campeonato" :)

No dia seguinte fui investigar o que o primeiro robalo e mais pançudo tinha comido e confirmou-se as suspeitas, o pilado já anda aí... Eram 7 e mesmo assim atirou-se a uma amostra de 14,5cm...!!
Comilão....!!
Uma pequena curiosidade: nenhuma das amostras (Duo Tide minnow 145 SLD-F e Daiwa Z120) que apanharam peixe , tinham apanhado anteriormente :) Foram todas à estreia, em grande!

Vamos lá ver como correm as próximas investidas...!

2 comentários:

  1. Comé Morais!
    Se andas de mão quente e eles andam aí é de aproveitar, depois logo descansas ;)
    Aí é pilado e aqui é carapausinho de meio palmo, para além de serem poucos andam de barriga cheia...
    Um abraço e força aí, deixa lá isso de ficar em casa quando tiveres 80 anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é Lobo!!
      Eheheh não preocupes com o descansar, estou de férias e isto promete ser interessante... ;)
      Por aqui raramente apanhamos peixe com outra comida que não seja pilado. São mesmo muito raras excepções....
      Eu vou seguir o teu conselho, está combinado que só fico em casa quando tiver mais de 85, porque aos 80 ainda serei um jovem :)

      Grande abraço!

      Eliminar