terça-feira, 22 de julho de 2014

Subir a parada

Umas vezes ganha o pescador, outra vezes ganha o peixe.

Provavelmente já o disse anteriormente e volto a dizer agora. É uma regra que devemos ter sempre presente quando algo corre bem e também quando algo corre mal!

Ultimamente simplesmente não tem dado para ir ao mar, a última investida durou cerca de 2h e o vento mais uma vez não deixou pescar...

E agora, como é? Agora....Quem paga são os achigãs!!

Tenho tentado explorar ao máximo, conhecer pontos quentes onde existam obstáculos e vegetação, onde afunda e onde é plano, onde há areia ou lodo e onde há pedras. O típico "Trabalho de Casa" que um pescador deve fazer!

Com o trabalho de casa feito, este domingo voltei a investir nos achigãs. A rotina foi a mesma, após almoço faço-me à estrada e não tarda muito estou a mandar coisas para a água.

Sim, coisas! Porque algumas amostras não são iguais a nada que exista, mas o que é certo, é que funcionam :)

Estou eu a caminha pela margem, lançando aqui e ali, tirando ocasionalmente uns pequenotes mas nada de especial. Cruzo-me com alguns pescadores e um deles mostra-me um achigã bem grande, preso por uma corda enfiado dentro de água cujo destino seria o forno. É pena ver um peixe desses assim dirão alguns mas cada um sabe de si e não censuro pela opção tomada, no mar faço e faria o mesmo com os robalos ou bailas.

Com a certeza que pelo menos 1 achigã grande andou por ali sigo o meu caminho pela margem quando encontro um bom manto de erva, afastado mas daria para chegar lá mesmo no limite.
Experimento algumas amostras rijas e moles, não sentia qualquer actividade. Experimento meter um buzzbait.

Lanço 2 ou 3 vezes. O vento pára momentaneamente e aproveito isso, consigo alcançar uma distância maior.

E acontece.

Tenho um valente ataque no buzzbait acompanhado de um grande estardalhaço, vejo a linha a mover-se para o lado, vou ter trabalho com este!!
Começo a tentar trabalhar o peixe.... wwooooooowwww ele manda 2 saltos de boca aberta, daqueles que se vê nos videos dos states!! É bem grandalhão, é um belo troféu do outro lado da linha!!!!
Ele continua a dar porrada, eu vou aguentando e recuperando linha como posso! Está mais perto agora, manda outro salto, fantástico!!! É enorme!!!
Está agora a cerca de 2/3m de mim. Falta pouco!! Quase consigo chegar-lhe!

E acontece o pesadelo de qualquer pescador.

O anzol descrava-se. Não....Nãããããããoooooo!!!!!!!!!!!!!!!!

Ficamos os dois durante uns 2 ou 3 segundos parados, a tentar perceber o que raio tinha acabado de acontecer. E calmamente, ele foi-se embora. E eu fiquei de rastos.

Incrédulo. Completamente. De rastos.

Era o meu grande troféu, parecia ser um peixe de uns 40 a 50cm, à vontade. Peixe para 1kg, talvez mais. Não saberei. Estava sozinho, não uso câmaras nem havia pessoas por perto.

Esta é mais uma historia típica de "the one that got away".....

Vivemos, pescamos e aprendemos.
Agora, nada a fazer, é continuar a pescar e quem sabe se mais à frente não estará outro grandalhão.

Continuei, agora de moral arrasada e não tardou muito a reencontrar os pequenos e nervosos mini achigãs.

Passou assim a tarde, até chegar a um ponto que já tinha em mente uns tempos atrás.
Uma arvore morta e tombada dentro de água. Certamente ali há peixe, vamos lá tentar descobrir o calibre.

Ainda com o buzzbait (a amostra mais adequada para o local, na minha opinião) lanço em várias direcções de forma a terminar sempre a recuperação perto dos ramos submersos.
Num desses lances, tenho um ataque bem sonoro, mas não ferrou. Hum....

Lanço novamente, nova investida forte mas falhada, mesmo aos meus pés, ainda lhe vi o lombo. É grande.
Calma, não vais ter outra derrota, desta vez vai correr tudo bem.
Mais um lançamento, nova passagem no local e.... Já está!!!

Uma curta mas forte luta trouxe-me um grande achigã para fora da água!!!
Um bom motivo para sorrir!
Era grande e provavelmente o meu maior achigã, mas a comparação foi inevitável - o outro era bem maior....
Eis o valentão
Ainda assim, fiquei contente obviamente porque tinha acabado de subir a fasquia dos 29cm para os 37cm (estimo que tivesse uns 700/800g talvez).
Um bom achigã....
...alegrou-me a tarde!
Após as fotos da praxe, foi prontamente libertado para um dia poder chegar ao tamanho do fugitivo do dia :)

Ainda continuei a insistir mas apenas dava peixe pequeno. E obviamente no regresso ao carro ainda voltei a tentar a sorte no sitio da fuga, mas de nada adiantou, o mal estava feito e aquele agora iria pensar 2 e 3 vezes antes de se atirar a algo que faça cloc-cloc-cloc :)

Quem sabe se na próxima.....

10 comentários:

  1. á pois é ... estes são diferentes, a água doce tem tanta ciência que quase é preciso uma enciclopédia, uma dica que soubeste interpretar foi a do buzz, dias de vento as amostras a ir á água em primeiro lugar serão spiners e buzz, nada de moles ou duras, mas isso descobriste...

    Em relação á solta do teu trofeu o achigã vende caro a captura, se não queres correr riscos por serem os teus primeiros grandes achigãs é meteres a ponteira quase dentro de água e evitar a todo o custo que ele salte, no entanto á medida que começa a ser normal tirares peixes maiores queres é ver os gajos a pular á tua frente ahahahaha

    Bonito peixe e liberta para teres sempre diversão
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo sem estar vento tenho usando o buzzbait por ser mais reactivo e também por ser quase weedless, que é o que mais me "incomoda" por aqui.

      Eu bem tentei evitar que o gajo saltasse, mas quando parecia já estar derrotado lá se soltou... Da proxima ele vem prá foto :D

      Todos libertados! ;)

      Abraço

      Eliminar
  2. Pois desta vez ganhou o peixe, mas tu também saíste vencedor na 2ª oportunidade que tiveste, depois a devolução, uma atitude bonita que te dá hipótese de um 2º momento de satisfação, talvez um destes dias se voltem a encontrar.
    Um abraço e bons lances seja no mar ou nessas charcas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro :)

      Consegui na 2ª oportunidade o prémio de consolação e pode ser que o encontre um outro dia, mais gordo eheh :)

      Abraço!

      Eliminar
  3. Quando o mar não nos dá uma boa resposta, o rio é uma boa solução ;)
    Isso é uma questão que sempre inquietou muitos pescadores, e que criticam viemente quem não liberta os achigãs. Eu próprio liberto sempre porque não tenho qualquer uso para eles, simplesmente o gosto pela pesca. No entanto, e sendo o achigã uma espécie exógena que compete pelo alimento e habitat com as espécies que sempre frequentaram os nossos rios não percebo a crítica, mas aceito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem melhor que ficar em casa sem nada para fazer! :)

      Para mim a libertação do achigã é um pouco como dizes, não tenho qualquer uso e gosto de os pescar. Mas não censuro quem captura para consumo, desde que o faça dentro da lei.

      Ah e não esquecer que o achigã é uma espécie invasora....

      Abraço!

      Eliminar
  4. Olá Morais!
    Bonito o peixe capturado e libertado, por isso imagino o outro que só tu viste!... Devia ser lindo! E os saltos fora de água tornam os achigãs numa espécie desportivamente atractiva. Tens de arranjar uma câmara de colocar na cabeça para registar esses momentos. Na água doce não corres o risco de levares com uma onda, por isso pode ser uma câmara menos cara, sem ser à prova de água. Na Decathlon tem suportes para câmaras de colocar na cabeça bem porreiros e baratos, onde adaptas qualquer câmara. Assim depois ficas sempre com o registo dos troféus, mesmo os que por vezes ganham a batalha... sempre custa menos guardar uma recordação multimédia...

    Um abraço e boas pescas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O outro era bem maior, mas tímido... :P
      Já me lembrei de andar com a camara comigo, pelo menos depois sempre posso dizer "oh, tás a ver ali? Foi quando ele fugiu!!" eheh :)

      Abraço!!

      Eliminar
  5. Eu como fico danado ao ponto de preferir gradar do que ter peixe na linha que se pira, prefiro gravar nem que seja a fuga! Pelo menos fico com o registo da escama que me venceu... Ehheheheheh!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh és um agarrado :P Deixa lá os mikis irem embora sem saber que raio lhes aconteceu :)
      O problema é quando não são mikis mas sim os bisavôs..... :X

      Eliminar