quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A Odisseia: A audácia protege os Gradeiros - Acto 2

No dia seguinte à pescaria, cansados e com horas de expediente em cima, a alegria era naturalmente bastante e a moral num estado elevado. Esses mesmos factos demoviam-nos a voltar à carga, por ter sido tão rara a noitada...
Sem vontade, cansados e com poucas horas de sono, as mãos todas rebentadas, decidimos não ir mais (isto à hora do almoço...).
Eis que o meu primo veio chatear-me para ir a pesca com ele, mas para ir à boia ou fundo e eu reticente lá aceitei. Entretanto contei ao João o que iria fazer e aqui começa a reviravolta...

Conversa vai, conversa vem e ele diz-me que contou à mulher que eu ia à pesca com o meu primo e a resposta foi e passo a citar "E tu estás à espera de que? Vai também!". É que nem demorou uns 15mins para mudar todo o plano, vamos os 3 fazer spinning para o mesmo sitio!!

No caminho as opiniões divergiam entre "hoje vai ser igual" e "vamos mas é ter expectativas baixas que ontem foi golpe de sorte".
Chegados ao local e com a conversa em dia, fizemos o briefing ao meu primo de como seria ali a pesca e fizemo-nos à areia.
Ao chegar à nossa pedra vemos que está ocupada por alguém mas os movimentos eram estranhos e diferentes dos que nós fazemos habitualmente quando temos peixe...Até parecia estar a apanhar polvos!! Ficamos um pouco a observar e seguimos para outro ponto de pedra.
Acabados de chegar à pedra, preparamos o material e escolhemos os nossos sítios, sem grande margem para manobras, apenas lançar e sempre com cuidado.

Lançamos os 3 praticamente ao mesmo tempo, um para a esquerda, outro em frente e outro para a direita. Manivelas em riste e.....PUUUUMMMM!!! Um robalo valente na cana do meu primo, que ainda não tinha pousado bem os pés e com o susto fez com que desse um passo em frente e pusesse o pé na poça (literalmente) dando um valente tombo, mas tudo controlado :)
Ao mesmo tempo, o João ainda no primeiro lançamento apanha um também... Isto está bonito está! Parecia que estávamos à pesca do carapau!!

Meus amigos, a partir daí, era uma média de uns 10 lançamentos ou menos até sentir peixe!!
E aqui eu tenho que pedir desculpa por não ter tirado fotos durante a pescaria, mas o ritmo era de tal maneira elevado que nem me deixava parar para pensar em fotos, apenas recolher a amostra, lançar novamente e desviar-me para tirarem peixe.

A partir do momento em que tinhamos 2 ou 3 exemplares cada um, decidimos logo que os peixes que tivessem menos de 2 palmos (42/45 cms +-) eram devolvidos à água por não valer a pena levar "tão pequeno".

No espaço de 1h ou 2h, fizemos à volta de 30 peixes no total!
Pelo meio ainda houve uma situação menos agradável que felizmente não se traduziu em algo pior. Ao lançar, o João não reparou que eu já estava mesmo prestes a puxar para a frente e virou-se para o meu lado com a cana... Uma forte pancada que me fez tremer de medo da cana ter partido, afinal foi "só" um passador torto e uma cerâmica desaparecida em combate. Apenas reparei quando estava a arrumar tudo, agora está nos cuidados intensivos :)
O passador deveria estar assim....
...acabou assim!
O tempo passava, o peixe começava a deixar de entrar com tanta frequência e reparamos que a "nossa" pedra estava livre, pelo que o João decidiu ir espreitar a zona. "Se apanhar peixe, ligo a luz a piscar para virem" disse ele e eu com o meu primo ficamos a tentar mais um pouco.

Vimos o João a percorrer a praia, a subir à pedra, e não tardou muito a vermos uma luz a piscar ao longe. Vamos lá!!

Chegados lá, já o João tinha 2 peixes , um dos quais devolvido e outro jeitoso. Voltamos a assumir as nossas posições e recomeça a festa!

Pelo meio, ainda tive um robalo valentão preso que me deu uma boa luta e pôs o meu Twinpower a cantar mas foi de curta duração, conseguiu soltar-se..... :(

A maré já ia com bom volume, estávamos cansados e rendidos ao óbvio!
Já tínhamos uma pescaria mais que excelente e em quantidade já a roçar o ridículo, então decidimos terminar e ir embora.
Pescaria do João
Os meus e do meu primo
No final, contabilizaram-se 15 capturas para mim, 15 para o joao e 13 para o meu primo. Desses todos, eu trouxe 9 exemplares, o joao 10 e o meu primo 10. Tudo o resto foi libertado na melhor das condições para um dia regressarem!

O caminho até ao carro foi penoso, com dores nos braços de carregar tudo, mas conseguimos...!

Pesa, não pesa? :D
Os maiores atingiram os 2kg e tal e os mais pequenos (que trouxemos) tinha a volta de 1kg.

O sorriso não engana.... :)
Peso total de 12,330Kg para mim, 11,710Kg para o meu primo e 12,650Kg para o João.
Note-se que os leiteiros de serviço até têm uma caixa da Lactogal :D

Todas as minhas capturas foram feitas com a Silent Assassin 160F Ochiayu, o meu primo com a Daiwa SP Minnow Sardine e o João pescou com a Silent Assassin 160F Green Back e Daiwa Saltiga Laser Sardine

Podem bem ver o estado em que ficou a amostra, que era praticamente nova, tinha-a lançado meia dúzia de vezes!
Estava praticamente nova
Ficou neste estado
Esmurrada, arranhada, mas matadora na mesma!
To be continued...

22 comentários:

  1. Palavras para quê????? pesca magnifica, muitos parabéns ao team, força ai, abraço.

    ResponderEliminar
  2. Malta vocês não brincam em serviço... Que bela teca para os três, até dá gosto só de ver.
    Abraço a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de tantas grades e lançamentos, algum dia teria que ser :)

      Abraço!

      Eliminar
  3. E eu continuo a reclamar... tanto peixe e pra mim... nada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh não pode ser sempre, quando estava aí tinhas algum! :P

      Eliminar
  4. A bitola desta vez voi um pouco menor Cláudio, mas não deixa de ser uma noite fantástica com um grande frenesim...
    Será que é no 3 acto que dás com barrote? :)

    Abraço e força com eles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O calibre deles era mais ou menos o mesmo Manuel. Se não fossem as libertações, sim, teriamos robalos mais pequenos...
      O acto 3... Está a ser cozinhado ;)

      Abraço!

      Eliminar
  5. Boas Cláudio,
    Parabéns, mais uma noite fantástica a malhar neles!!!
    Grande odisseia…agora que venha o acto 3.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,
      Obrigado, foi mesmo grande noite :)
      O acto 3 está quase... ;)

      Abraço!

      Eliminar
  6. E continua a jornada!! Vai la vai, nessas condições é ires aproveitando mesmo cansado!!
    Foi pena a cana, esses passadores da magister são algo frageis... :/

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristóvão,

      E continuará a jornada, pelo menos mais 1 vez :)
      Os passadores não acho que sejam muito fracos e acredita que a violência do impacto foi tanta que por momentos pensei ter partido a cana...!

      Abraço :)

      Eliminar
  7. Muitos Parabéns á tripla pela magnifica pesca! Essa amostra apesar de ser um pouco cara , depressa ficou "paga" ;)

    Continuem!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inácio,

      Obrigado :) É bem verdade, é um pouco cara mas nestes 2 dias já ia com 17 robalos em cima, mais que "paga"...!

      Abraço :D

      Eliminar
  8. Gostava que a minha estreia no spinning fosse assim :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso ir ao mar André, insistir e não ter medo das grades...! Tive 9 meses para me estrear ao spinning mas depois vai-se apanhando um peixinho aqui, outro ali e de repente aparece-nos uma noite assim :)

      Abraço!

      Eliminar
  9. Bom Morais!!!
    Eu nem sei o que te dizer pá...
    Mas estão todos de parabéns pela bela pesca e pelas devoluções também...
    Gozem bem essa memória pq dias desses há poucos nos dias que correm infelizmente...
    Um abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nunes!!
      Obrigado :D As devoluções foi para evitar levar tudo o que mexa e ser ainda mais selectivo, procurando apenas os mais jeitosos :)
      Foi um dia raro, quem sabe daqui a quanto tempo (semanas? meses? anos) haverá semelhante?

      Grande abraço :)

      Eliminar
  10. Bem rapaziada ate deixei de trabalhar para ver e ler vosso blog...Sei que e pedir muito e talvez nem me liguem...mas eu estou a iniciar no spinning e nunca tirei um peixe ..sou do Porto..e adorava que me convidassem uma vez que seja para vos acompanhar....parecem ser pessoal muito fixe...vou aguardar com muita atenção se cai um convite no meu mail ; pintocunha@gmail.com um grande abração a todos. Ah e como sou um tipo amigo pago o almoço ao pessoal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pinto,

      Fico contente por ver e ler o blog mas deixar de trabalhar é que não eheh :)
      "Infelizmente" apesar de ter iniciado as minhas pescarias em viana e dai vir o nome do blog, actualmente encontro-me a morar em Lisboa, não dando assim para podermos ajudar nestas lides :\
      Obrigado na mesma pelo convite e quem sabe se um dia a vida não me leva de novo para o Norte ;)

      Abraço!

      Eliminar
  11. onde estao os de 2kg e tal ? nao apareçem nas fotos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá "Anónimo",

      Os de 2kg e tal estão ao lado dos restantes robalos.

      Eliminar