domingo, 17 de junho de 2012

A pesca é divertida!

Numa chamada rápida, combinei com o meu primo fazermos uma mini-maratona de pesca neste Sábado passado. Acertadas as coisas, iríamos fazer uma pesca à bóia de manhã e à tarde logo se decidia qual o rumo a tomar.

Às 8h15 lá passo eu na casa dele para carregar o material, conversa vai conversa vem, chegamos ao primeiro pesqueiro. Aparentemente, tinha boas condições para dali saírem uns sargos, mas ficou-se pelas aparências. Como ainda tínhamos boa parte da manhã, decidimos procurar novo pesqueiro.

Entre voltas e mais voltas, lá encontramos outro cantinho que parecia (novamente) transbordar de sargos. E é aqui que começa a diversão!

O peixe nada queria connosco, apesar de uma bela engodagem e montagens o mais light possiveis. Eis que me farto de pescar à bóia e decido colocar uma pequena chumbada num destorcedor velho e um anzol antigo, já sabendo que iria acabar num qualquer rochedo da zona.


Ora faço um lançamento bem longo, faço outro de seguida e sinto um tremelicar nervoso na linha. Puxo intrigado e sinto algo preso. Tenho um peixe! Está safa a grade!


Pequeno sargo palmeiro, o safa grades
Entre outros lançamentos, nada mais picou e os ânimos voltaram a cair. Entretanto o meu primo desloca-se um pouco mais para a esquerda e reparou que andava ali peixe, concluindo assim que o engodo estava a fugir do local inicial! Ele e eu ainda tivemos um peixe cada um cravado mas foi por breves instantes.

Continuando a insistir no deslocado local e visto que a cada lançamento que fazia, o anzol vinha limpo, decidi divertir-me um pouco com a situação. Coloco um pequeno chumbo, um anzol 18 e linha 12 que tinha guardado para as desconfiadissimas taínhas. Resultado? Uma grande gargalhada e a imagem seguinte explica o porquê!


Um porta-chaves "GIGANTE"!
Nunca tinha tirado um sargo tão minúsculo! Achei tanta graça ao facto de ter tirado o mais pequeno dos sargos logo no primeiro lançamento que voltei a lançar para o mesmo sitio e nem 5 segundos demorou a sair outro "gigante".


Porta-chaves de todos os tamanhos
Mais 2 ou 3 lançamentos, eu só me ria à gargalhada com o tamanho dos "gigantones" que saíam e sai mais outros!
Porta-chaves pró menino e prá menina!
O sol já ia alto, o escaldão estava cada vez mais marcado na pele mas antes de abandonar o local fiz o último lançamento que quebrou a invicta corrente de sargos "gigantes"!


Porta-chaves de todos os feitios!
Regresso à base, troca-se de material, agora para uns vinis e com um enorme escaldão cada um, vamos explorar alguns locais no Tejo. Sem grande sucesso mais uma vez, as corvinas não querem nada comigo mas eu sou paciente ;)

Por isto tudo, sim, a pesca é divertida, mas apenas se só pescarmos por divertimento!

Nota: Todos os peixes capturados tiveram cuidados redobrados quando foi para retirar o anzol e devolver ao mar!

4 comentários:

  1. ... E nem só de spinning vive a pesca , o que é preciso é divertimos

    Boas pescas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João!

      É bem verdade, às vezes andamos tão focados em obter aquela jornada de sonho, aquele peixe troféu, que simplesmente nos esquecemos que com um anzol pequeno e linhas finas podemos ter um belo divertimento garantido...

      Começo a perceber a malta do LRF ;)

      Abraço!

      Eliminar
    2. Este verão vou começar a sério no LRF, quando tiver que ir á praia com a família vou dar neles com pequenos vinis :)

      Eliminar
    3. Oh João, lembrei-me de uma coisa, quando vieres cá baixo dá um toque que a gente marcar uma pescaria! :)

      Eliminar