quarta-feira, 6 de junho de 2012

Eis o resumo!

(Antes de mais, quero pedir desculpa a quem segue o blog por não ter dado noticias mas tenho estado a trabalhar as minhas pescas aqui por estas bandas, o que me leva a não ter coisas interessantes para contar!)

Após algum tempo de ausência, eis um rescaldo das pescarias feitas até agora pela zona "Sul". Desde que vim para Lisboa, um dos objectivos/sonho é apanhar uma Corvina e/ou Robalo XXL. Para isso meus amigos, é necessário Investigar, Investir e Insistir (Regra dos 3 i's!!).

Inicialmente, comecei por investir em pescarias à Corvina, por ser novidade e desafiante, mas também por ser excitante e estimulante a sensação de um peixe com mais de 10kg na ponta da linha a dar cabeçadas atrás de cabeçadas!! Depois de estudar um pouco os seus hábitos alimentares e transitórios, chega a parte em que é preciso procurar o sitio delas, onde poderão atacar/passar, a que horas, com que marés, com que condições (este ponto é ainda um graaaaaaaannnndddeee parenteses para mim).
Um exemplar de Corvina GRANDE
Felizmente, tive a boa sorte de conviver com um pescador "ferrenho" de corvinas/xarrocos cujas dicas me ajudam e certamente um dia darão frutos! Depois de conversa para a frente e para trás, chega a hora de levar a cana ao Tejo. Inicialmente a adaptação ao estilo de pesca aqui praticada é um pouco demorada e cara, já que se perde algum material com facilidade se não se conhecer o local e/ou dominar a técnica. Investida atrás de investiga, ia vendo outros a ter toques, ataques, vinis rasgados, fios arrebentados... E eu? Nada... Pacifico, nada mexe...

Até ao dia que consegui estrear a minha Hiro Magister Lure (após 8 meses de lançamentos sem sucesso)! Não foi uma estreia brilhante, digna de um relato eufórico e de sonho, mas foi a estreia! Depois de ter desabafado com o meu colega que ainda não tinha "tirado os 3" à cana, ele diz-me assim "dá cá a cana, eu lanço-te ali para o cantinho dos xarrocos e apanhas vá um". Passei-lhe a cana, um lançamento e devolve-me rapidamente dando a seguinte indicação "trabalha o vinil devagarinho, com toques nervosos e sempre junto ao fundo".
Dito e feito, mal virou costas sinto uma prisão e um trabalhar nervoso na ponta da cana, que saudades desta sensação! Só me apetecia gritar de satisfação e alegria(por apanhar um xarroco imagine-se!!), mas lembrei-me que à minha volta tinha pescadores revoltados e frustrados com este peixe nada abençoado pela beleza  pelo que decidi conter-me.
O primeiro peixe da Magister - Xarroco (Halobatrachus Didactylus)
Depois dessa aventura, voltei a insistir agora noutros pousos mas o sucesso ainda não me atingiu. A seu tempo, terei direito à minha dose de adrenalina "corvinante"!

Entretanto, após convites sem sucesso de uma pesca mais simples e divertida pelas zonas de Cascais com o meu primo, decidi-me aventurar na mesma sozinho por essas bandas. Um dia após trabalho e com "una gana" valente para ir à pesca, chego a casa, pego no material o mais rápido possível, chave do carro no bolso e siga que se faz tarde! Chego ao local, monto o material com rapidez e faço uma breve ponderação sobre qual a amostra inaugural. Uma superficial, a Caperlan Murray 100 Silver Green(agora com fateixa nº2 atrás e com um teaser de penas feito por mim) foi a escolha, a ver se com o pôr-do-sol e águas mais calmas eles aí andam!
Não demorou mais do que uns 3 ou 4 lançamentos para uma zona aberta para sentir um ataque e algo preso, que rapidamente me apercebi do que se tratava, um peixe-agulha, curiosamente o meu primeiro nesta andanças de spinning!
Peixe-Agulha de Cascais - bicho irrequieto!
Ainda insisti mais um pouco em vários cantinhos durante essa jornada, mas estava destinado que apenas iria sentir um energético peixe-agulha na ponta da linha. Não me chateia nada, a missão e objectivo foram atingidos, reconhecimento de locais e se possível umas capturas para animar a malta (é o que faz falta!).

De agora em diante, com o tempo a permitir dias maiores e maior actividade da fauna, estou confiante que farei algumas pescarias divertidas! As corvinas continuaram claro no topo do altar, mas os robalos de sonho assim como uma outra espécie curiosa (Sarrajão) continuam a ter vaga!

Até ao próximo post!
Um abraço e boas pescarias!

4 comentários:

  1. Boas Morais!
    Bem vindo de volta, desde já aviso te que isso de boas pescas não se deseja a ninguém ;)
    Em relação à tua ausência na blogosfera estás desculpado, pelo menos não metes "palha" a fim de aumentar o nº de visitas como se vê por aí...
    Parabéns por teres mantido o nome do blogue, mostra que és fiel aos teus princípios, coisa que hoje em dia pouco se vê por aí.
    Em relação às corvinas não percebo nada e aqui existem poucos pesqueiros apeados para o praticar e são muito escassas em relação ao Tejo, talvez por isso ainda não me tenha dedicado a essa espécie...
    Um abraço e espero que tenhas boas noticias brevemente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro!

      Opa, o boas pescas é apenas porque não sei qual o fuso horário de quem lê e para não cometer discriminações a desejar boa noite dia manhã tarde jantar etc, foi o que saiu :P

      O nome, pois... Para já deixei estar como "pescaemviana", mas pondero ainda dar uma lavagem geral ao blog :) a seu tempo, num dia daqueles que não há pescaria para ninguém ;)

      As corvinas muitos cães ao mesmo osso e às vezes até mete nojo... Mas quando uma pessoa tiver a sorte grande, fujam! :D

      Grande abraço!!

      Eliminar
  2. Olá Morais
    Eu também ando á procura das corvinas
    sem duvida que é preciso insistir muito , muito
    depois de muitas sessões á procura delas lá me calhou uma luta que nunca mais me esquecerei ,a minha primeira corvina .
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sergio!

      Ainda não tive sequer a sorte de sentir uma pancadinha ou vibração na cana de uma corvina! Mas lá está, é preciso insistir e estar no local certo à hora certa com o isco certo à distancia certa :P .... Certo?

      Abraço!

      Eliminar