domingo, 8 de maio de 2011

Finalmente! - Relato

Ora bem, agora que tenho alguma disponibilidade, passarei a explicar o post anterior.

Antes de mais, tive uma pequena aquisição recente que se revelou ser a chave de sucesso da última investida em spinning. Comprei 2 amostras de vinil, sendo que uma imita um peixe e outra mais pequena uma enguia(ou algo semelhante)
-Savage gear Sandeel 16cm 42g - Real Pearl
- Ragot Civelix 12cm branco

Ora feitas as apresentações ao material novo, passarei então ao relato!

No dia anterior, tinha falado com o Jorge e o desafio de fazer uma pescaria foi para o ar. Como nem é tarde nem é cedo, toca a combinar as coisas e lembrei-me de desafiar o Sebas para ir também. Todos prontinhos, marcamos o local e a hora seria logo depois do trabalho. Eu e o Jorge como terminamos o trabalho mais cedo, fomos adiantando serviço e rapidamente nos dirigimos para a praia. Uns lançamentos, umas observações do mar e ondas, estava ideal para tirar uns peixinhos.

Como o Jorge não tinha cana, eu emprestei-lhe uma pequena e nada prática para ir fazendo uns lançamentos enquanto o Sebas não chegava com uma cana para ele. Estava-mos a dirigirmos ao longo da praia e a fazer lançamentos quando o meu telemóvel toca e o Sebas disse que estava a caminho, pelo que disse ao Jorge para ir regressando ao carro e trocar de cana.

Estava eu sozinho, absorvido nos meus pensamentos entre lançamentos constantes e longos, quando sinto algo estranho no trabalhar da amostra. Após ter feito o lançamento, dei umas 10 maniveladas e senti a prender. "Prendeu em algas" pensei eu... De repente sinto uma pancada na cana e o fio a ser puxado! Eu não queria acreditar naquilo e só pensava para mim "EU NÃO ACREDITO, É DESTA!". Mas rapidamente me acalmei e com sangue frio(obrigado experiência de anos na pesca) consegui trabalhar o peixe. Estou eu a trabalhar o peixe, com a embraiagem regulada e decidi "brincar" um pouco, ora apertando ora libertando e assim cansando o peixe.

Quando o peixe se encontrava a alguns e poucos metros de mim, veio primeiro a barbatana dorsal e cauda... Eu fiquei parvo com aquela visão, pois nunca tinha apanhado um peixe ao spinning, muito menos algo daquele tamanho!

Quando o peixe já estava dominado, surgiu outra duvida: "Arrasto mar fora até a areia, ou deito a mão à boca e pego nele?". Primeiro trouxe o peixe até a minha beira, com água pelos joelhos, depois vi-o com a boca aberta. Sem fazer movimentos bruscos ou apressados, libertei um pouco a embraiagem só para evitar um arranque rápido e eu ficar sem peixe, e deitei a mão à boca do peixe. Apertei com firmeza, senti-o bem preso e levantei enquanto me caminhava para a areia. Pousado na areia. Ganhei. O primeiro já está!
O meu primeiro robalo. Lindo!
A sensação fora incrível, onde a adrenalina tomava conta do meu corpo e tudo em mim estava em euforia. Peguei no telemóvel, tirei foto e logo de seguida liguei ao Jorge a contar o sucedido!
Guardei o peixe na mochila e voltei ao mesmo sitio, na esperança de conseguir apanhar mais algum perdido. Entretanto chegam eles e fui mostrar a captura, indicando mais ou menos as circunstancias.
Lançamento atrás de lançamento, não me calhou mais nada. Já ao Sebas, após termos ido um pouco mais para a frente do local onde apanhei o meu, apanha ele um mais pequeno. O Jorge, estreante neste tipo de pesca, safou-se e muito bem com um robalote pequenino e sem medida que nem à mao veio, já que ao levantar ele conseguiu se soltar do anzol. Eram 21h10, estava assim terminada a pescaria, onde os 3 tiramos peixe.
O resultado da pescaria
Eis-o em casa, medido e pesado:
Bonito robalo com 48cm
Boca grande!
Robalo com 48cm e 1,2kg

Não é dos maiores possíveis, mas para primeiro robalo, após tanta insistência, é excelente!

Material:
Cana: Alpha Tackles Evoc Series Marauder Heavy - XH
Carreto: Datch LR 3000 - Dext-SS
Linha: Multifilamento PE 0,17mm
Estralho: Gorilla UC-4 Fluorcarbono 0,30mm
Amostra: Zagaia 40g com Civelix Branca

PS: Já que tanto pediu, agradecimentos ao Sebas pela "técnica" que ensinou(e desta vez, levaste tu coça eheh)

PS #2: Foi a estreia da cana, após várias e várias investidas num total somado de 8meses e 24 dias. Boa estreia!

2 comentários:

  1. Epah robalos de 19cm???? Isso não tem a medida minima :D :D Agora que já começas apanhar peixe a sério já podes vir cá abaixo fazer uma pescaria cmg X)

    ResponderEliminar
  2. Realmente, não soubesse eu que aquilo sao polegadas... Venham muitos assim de "19cm" eheh:P

    ResponderEliminar